Gravação

GRAVAÇÃO

Todas as gravações são feitas em casa em um pequeno estúdio caseiro. A ideia realizar as gravações a partir de pouco recursos, com muita simplicidade, mas muita criatividade e emoção. Todas as gravações, programação efeitos de som, edição e mixagem é realizada no computador. Todas as letras, composições e arranjos foram feitos por mim. A seguir, vou explicar um pouco os equipamentos utilizados e o processo de processo de gravação das músicas do álbum Um - Gaveta aberta.

Um - Gaveta aberta, 2012

Este álbum é o meu primeiro trabalho solo, composto, gravando e mixado por mim. Ele foi gravado em Florianópolis, em 2012, em um momento em que abri a gaveta, retomei algumas velhas canções, inseri algumas novas e montei um disco com 10 canções totalmente inéditas, críticas e divertidas. Também foi o momento de botar em prática muitas idéias sobre a estrutura musical, a utilização dos diferentes instrumentos e a utilização da tecnologia para obter-se um sistema completo de gravação e produção musical. As 10 músicas do álbum Um - Gaveta aberta foram gravadas em um estúdio caseiro com os seguintes equipamentos, instrumentos e programas:


EQUIPAMENTOS

-Notebook Acer Aspire 5551-1



-Aparelho de som Philco


INSTRUMENTOS

-Microfone G.P.A GM 580




-Flauta doce Yamaha


PROGRAMAS






EQUIPAMENTOS

Nesta seção vou apresentar os equipamentos listados acima e como eles funcionam no meu estúdio caseiro.

-Notebook Acer Aspire 5551-1:
É o computador que eu uso para fazer todas as programações, gravações, edição, mixagem, divulgação, etc. Enfim, é o cérebro do estúdio que acumula todas as funções necessárias. A interface M-Audio Fast Track Pro, é ligada nele através de uma conexão USB. No meu computador tenho os seguintes programas instalados: Hydrogen Drum Machine para a programação da bateria, Sonar 8 para a gravação das faixas e mixagem das músicas, Guitar Rig3 para a implementação dos efeitos de guitarra e baixo, Aarons's Sonar mp3 Patch para a transformação das faixas prontas em arquivos .mp3, Windows Live Movie Maker para a transformação das músicas em vídeos, Format Factory para a conversão de arquivos de áudio e vídeo e mais alguns programas simples de edição. É importante que o computador tenha um bom espaço em disco rígido para o armazenamento das músicas, uma boa velocidade de processamento é uma grande memória RAM. No meu caso, a configuração é a seguinte: 250 GB de disco rígido, processador AMD Athlon II X2 P320 (2.1 GHz) e 3 GB de memória RAM.


A interface A/D, D/A foi minha grande aquisição. A partir dela é que foi possível realizar as gravações com o mínimo de qualidade. Ela é efetivamente uma placa de som externa. Ela é conectado ao computador através de uma conexão USB. Assim, todos os instrumentos e a monitoração de áudio é feita através da interface. Este modelo possui 2 entradas analógicas que permite a conexão de um microfone ou de um cabo P10. Ela ainda possui entrada e saída MIDI e SPDIF. O fone de ouvido e as caixas de monitoração também são ligado na interface e possuem controle de volume independente. Ela possui o controle de mixagem, dando controle na audição da mistura entre o playback que está tocando e faixa que está sendo gravada.


Enfim, após definida a linha da bateria, através da Fast Track, consigo ir gravando cada um dos instrumentos escutando o que já foi gravado como playback pelo fone de ouvido (http://www.behringer.com/EN/Products/HPM1000.aspx). Este é um dos modelos mais simples e acessíveis no mercado, mas tem me fornecido uma ótima qualidade de som e grande durabilidade. Os fones são essenciais na gravação das vozes e todos os instrumentos acústicos gravados no microfone para que você possa escutar o playback da música que está gravando mas não provocar ruído ou feedback na gravação do microfone. Também são ótimos para quando você está inspirado durante a madrugada para não incomodar os vizinhos.


-Aparelho de som Philco: 
No mais, quando quero escutar o som de verdade, utilizo o meu aparelho de som como monitores. As saídas analógicas RCA 1 e 2 da interface M-Audio Fast Track Pro eu ligo na entrada auxiliar do aparelho de som. Assim eu controlo o volume tanto no volume geral da interface como no volume geral do equipamento de som. O aparelho de som som possui várias configurações de equalização, o que ajuda bastante na hora da mixagem, para tentar encontrar um meio termo.



INSTRUMENTOS

-Guitarra
Primeiramente, gravo a guitarra base ligada diretamente na Fast Track Pro. No álbum Um - Gaveta aberta utilizei uma Epiphone Special SG (http://www.epiphone.com/Products/SG/SG-Special.aspx) para gravar todas as guitarras e o baixo das musicas. Em seguida, gravo a linha do baixo com a mesma guitarra, porém com uma tonalidade diferente na guitarra. Depois, gravo a guitarra solo com uma outra tonalidade. O legal é gravar com os volumes do instrumentos e na Fast Track Pro bem altos para o som ficar mais encorpado.


-Teclado, flauta, gaita
Depois de gravar as linhas das guitarras e do baixo, gravo todos os demais instrumentos com a Fast Track Pro: o teclado, ligado diretamente na interface (http://www.casio-intl.com/br/pt/), a gaita de boca com o microfone (http://www.hohnerusa.com/?sprache=en), a flauta com o microfone, e mais alguns possíveis efeitos, por fim, gravo as vozes com um microfone dinâmico GPA580.



PROGRAMAS

-Sonar 8
Todas as gravações foram realizadas no meu computador Acer Aspire 5551-1 através da interface Fast Track Pro. No computador utilizei o programa Sonar 8 (http://www.cakewalk.com/Products/SONAR/). Existem muitos programas para a gravação, na minha opinião o Sonar é um dos melhores, oferecendo muitos possibilidades de edição, controle das faixas, inclusão de efeitos, filtros, transformação de arquivos, entre outras inúmeras opções. Tenho gravado as músicas na configuração de 24bits/48kHz, o que lhes garante uma ótima qualidade. Primeiramente importo o arquivo .wav da linha da bateria criada no Hydrogen (http://www.hydrogen-music.org/hcms/ ). Depois vou gravando cada um dos instrumentos e vozes em diferentes faixas. Após realizada a gravação de todas as faixas, começa o processo de mixagem. Na mixagem, começo fazendo os cortes e ajustes de volume grosseiros, depois, insiro os efeitos em cada uma das faixas, em seguida, faço os cortes a ajustes mais finos e específicos e por fim transformo todo o projeto em um arquivo .mp3 24bits/48kHz/256kbps. Buenas, isto me garante muita diversão e utilização da criatividade.


-GuitaRig3

Depois da gravação de todos os instrumentos e vocais é hora de dar asas a imaginação com a utilização de efeitos mas também não extravasar abusando e deixando o som tosco! Bom, primeiro faz todos os cortes de partes que serão cortadas e ajustes do volumes. Em seguida, já dá pra começar a adicionar os efeitos, eu tenho usado basicamente o GuitarRig3 (http://www.native-instruments.com/#/en/products/producer/guitar-rig-kontrol/?page=2585 ) para os efeitos de guitarra, baixo e alguns de voz. Depois, ainda uso mais alguns efeitos do próprio Sonar8, como o reverb, delay, equalização. Na foto, à esquerda esta mais ou menos a configuração que eu uso para o baixo, na direita e configuração de um exemplo de uma guitarra base, e, bom daí para a guitarra solo é só uma questão de imaginação!


No começo parece um pouco complicado, mas depois que você pega o jeito do programa fica muito fácil e rápido programas as suas linhas de bateria. Explore todos os comenado e possibilidades do programa para você se ambientar com ele. Primeiramente você deve escolher o tamanho o patch que está programando. Depois, sugiro que comece a montar a linha do patch pelo bumbo, passando para o cimbal e depois para a caixa. Então você já pode determinar a velocidade da bateria. Depois você pode acrescentar algumas outras coisas como os tons, a condução, etc. Assim você deve programar uma linha de bateria para cada patch, ou seja, para cada miomneto da música, como introdulçao, estrofe, refrão, solo, viradas, etc. Depois você vai preenchendo os tempos de cada patch para formar a sua linha geral da música. Feito isto, é hora dos ajustes. Você pode ajustar a intensidade, velocidade, pitch, etc. de cada instruemento. Em seguida você pode controlar o estéreo. Por fim, quando estiver tuudo certo, você conseguir tocar em cima tudo certo do jeito que você quer, basta exportar a programação para um arquivo .wav que você poderá utilizar posteriormente em qualquer outro programa ou mesmo tocar diretamente no seu player.



PROCESSO DE GRAVAÇÃO

Após uma série de testes, problemas, tropeços e aprendizagem cheguei a um processo de gravação que tem se mostrado bastante eficaz. Terminada a composição da música, com a letra, as notas e os tempos definidos, pode-se começar o processo de gravação. Os passos são mais ou menos os seguintes:

1º - Programação da bateria no programa Hydrogen Drum Machine.

2º - Gravação dos instrumentos e vozes no programa Sonar 8 através da interface A/D Fast Track Pro.

3º - Pré-mixagem.

4º - Adição de efeitos.

5º - Mixagem.

6º - Transformação do áudio em vídeo.

7º - Disponibilização do arquivo na internet.


1º - Programação da bateria no programa Hydrogen Drum Machine:

Tudo começa na composição da letra e notas da música e, posteriormente, no planejamento do arranjo musical, com introdução, estrofes, refrão, solos, etc. Para gravar, a definição da bateria é a primeira coisa, mas como não sou baterista, não tenho bateria e tenho vizinhos, optei por utilizar uma bateria eletrônica programável, conhecida como "drumm machine". Entre diversos testes, escolhi o programa Hydrogen Drumm Machine (http://www.hydrogen-music.org/ ), que possibilita a utilização de diversos arranjos de bateria, múltiplas pistas, muitos controles de áudio e é um programa gratuito e aberto. Assim, vou programando a bateria de acordo com o arranjo planejado, de forma que eu tenha diferentes padrões para cada momento da música. Em seguida, edito os rolos que fecham e introduzem as mudanças. Após, faço um controle geral do áudio ajustando os volumes e o estéreo de cada parte da música. Finalmente, após tudo pronto, exporto o arquivo de programação da bateria para .WAV para ser posteriormente aberto e utilizado como base no programa de gravação dos demais instrumentos. Tudo começa na programação da bateria. Aqui é definido a velocidade da música, as diferentes baterias para cadaseção da música, as viradas, a intensidade de cada elemento da bateria e o jogo de estéreo da mesma.


2º - Gravação dos instrumentos e vozes no programa Sonar 8 através da interface A/D Fast Track Pro:
Depois de programar e arquitetar a bateria, é hora de começar a gravar os instrumentos e vozes. Começa a parte mais divertida, criativa e delicada, que é hora de fazer som e gravar os instrumentos musicais e vozes. Eu realizei todo este processo apenas com um computador, uma interface de 2 canais A/D Fast Track Pro (http://www.m-audio.com/products/en_us/FastTrackPro.html) e os instrumentos musicais. Utilizei uma configuração de 24 bits e 48 KHz. Os instrumentos musicais elétricos são conectados diretamente na interface e os instrumentos acústicos e as vozes são gravados através do microfone. Primeiramente, gravo simultaneamente uma guitarra base juntamente com um vocal base para formar o corpo da música. Depois as faixas individuais são regravadas e estas primeiras serão excluídas. Cada instrumento e voz são gravados individualmente em faixas diferentes. Em seguida, faço a gravação da guitarra base. Logo após, faço a gravação do baixo com a própria guitarra e uma regulagem em um tone mais grave. Na sequência, faço a gravação da voz principal e das vozes secundárias. Depois, faço a gravação da guitarra solo e, finalmente a gravação de algum outro instrumento como teclado, gaita, flauta, etc.


3º - Pré-mixagem: 
Tendo todas as faixas gravadas, é o momento de normatizar os volumes de todas as faixas e realizar os cortes grossos das partes que não serão utilizadas.

4º - Adição de efeitos:
Este é o momento de colocar a "fantasia" nas faixas, enfim adicionar os efeitos a cada uma delas. No geral, na bateria eu não adiciono nenhum efeito, no baixo e nas guitarras adiciono o Guitar Rig 3 e nas vozes o TubeVintage do próprio Sonar 8.

5º - Mixagem: Não sei quem disse "bom arranjo, boa mixagem", tenho aprendido isto a duras penas percebendo que vale muito a pena conceber com antecedência como cada instrumento e voz atuará na música, de forma que a mixagem final será um retoque no que foi gravado e não uma edição da música. Enfim, na mixagem é o momento de realizar os cortes minuciosos, ajustar o volume, ajustar o fader coffigir eventuais desafinações com o V-Vocal do Sonar, etc. Enfim, após a música estar pronta, exporto ela para mp3.

6º - Transformação do áudio em vídeo: Coloco a faixa de mp3 no Windows Movie Maker com uma figura simples para transformar em vídeo sempre primando pela qualidade do áudio.

7º - Disponibilização do arquivo na internet: Finalmente, envio o vídeo para o YouTube e incorporo ele no blog. Depois de se divertir com a mixagem, fazendo cortes, adicionado efeitos, estéreo, volume e cuidado para não saturar o som ou embaralhar os instrumentos, a música está finalizada. Depois de escutar diversas vezes com o fone, na caixa de som, no computador e encontrar a melhor equalização, transformo o projeto do Sonar8 em .mp3, com a qualidade de 256kpbs, 24bits, enfim, para garantir uma boa qualidade do som! Como eu estou disponibilizando as músicas deste álbum no YouTube (http://www.youtube.com/user/gustavolopezsom), utilizo o Windows Movie Maker para transformar as músicas em vídeos, em seguida transformo o arquivo em .flv e coloco no YouTube. Depois adiciono as informações, letra da música e faço o registro de utilização da música e direitos autorais no Crative Commons (http://creativecommons.org.br/). Pronto agora fica fácil disponibilizar no blog e no Facebook (http://www.facebook.com/gustavolopezsom).

8º - Direitos autorais: Para proteger a obra, faço o registro no Creative Commons e realizo as atualizações finais necessário no canal do YouTube e no blog. Pronto!

---------------------------------------------------------------------------------------------


ESTÚDIO CASEIRO - DICAS

Aqui tem algumas dicas de estúdio caseiro sobre equipamentos, gravações e mixagens. Basicamente, pode-se encontrar muito material sobre home studio na internet, ficando muito fácil obter-se infomações sobre o que se deseja. O conceito de home studio cresceu muito nos últimos anos justamente por esta vasta troca de informações entre os usuários, mas principalmente pela facilidade de aquisição de equipamentos de qualidade a um preço acessível, além da possibilidade de poder-se realizar quase tudo a partir de um computador. Ainda é possível participar de fóruns de música e estúdio onde se pode encontrar as opiniões e discussões da galera assim como propor perguntas e quesitonamentos.

Estes são alguns sítios exclusivos sobra estúdio caseiro que se pode encontrar muita informação pertinente e prática:


EQUIPAMENTOS

Para montar o seu estúdio caseiro é necessário alguns equipamentos mínimos básicos. Você pode trabalhar somente com instrumentos virtuais e jogar tudo para dentro do computador, sendo que você não irá "tocar", mas simplesmente "programar" as suas músicas. Bom, eu acho muito mais divertido e prefiro muito mais tocar, então as dicas são sempre da perspectiva de que você vai tocar os instrumentos ou pelo menos alguns deles. Assim, você vai preciso no mínimo de:

1. Instrumentos musicais (violão, guitarra, baixo, bateria, flauta, etc.)
2. Microfone
3. Fone de ouvidos
4. Conversos A/D
5. Computador

Os 1. Instrumentos musicais é onde a coisa realmente acontece, é a partir deles que você vai transformar o que está dentro da sua cabeça em algo que possa ser ouvido, na seção abaixo tem mais dicas sobre os instrumentos musicais. O 2. Microfone serve para vocês gravar a voz e os instrumentos musicais acústicos como violino, flauta, percussão, enfim, todos os instrumentos que não são elétricos. O 3. Fone de ouvidos é para você gravar a voz, os instrumentos acústicos e realizar a mixagem, considerando que você não possua um sistema de monitores de som (depois falamos mais sobre os monitores de som). O 4. Conversor A/D é um conversor analógico/digital, ou seja, é ele quem transforma o som analógico dos seus intrumentos e voz em informação digital para ser processada pelo computador. O 5. Computador é onde fica registrado cada faixa de áudio que você grava e depois realiza a mixagem, os ajustes e a própria divulgação de suas músicas. 

INSTRUMENTOS

BATERIA

Quando eu comecei a gravar as músicas, a maior dificuldade que eu encontrei foi em como gravar a bateria, tendo em vista que uma bateria ocupa bastante espaço, custa caro, desagrada os vizinho e, principalmente, eu não sou baterista. Tocar bateria não é uma coisa que se aprende da noite para o dia, mas me parece muito mais um dom nato que deve ser aprimorado com a cordenação dos 4 membros (que muitas vezes parecem muito mais). Enfim, após ver um vídeo de um show ao vivo do The Kills, concebi que seria possível fazer alguma coisa interessante a partir do conceito de drum machine. Em geral, drumm machine é um equipamento eletrônico que você consegue programar toda a bateria, com diferentes sons, velocidades, mudanças, viradas, etc. Entretanto, um bom equipamento destes é caro, logo, fora das minhas possibilidades. Então, descobri alguns programas de computador que oferem as mesmas funções, ou seja, é possível programar no computador toda a bateria de uma música. Após experimentar uma série destes programas, optei pelo Hydrogen Drum Machine, que é um programa com uma bateria completa, inclusive com diferentes tipos de conjuntos de bateria e onde você consegue prgramar e controlar uma série de diferentes linhas de bateria, para os diferentes momentos da música. Ele é um programa gratuíto e pode ser baixado em http://www.hydrogen-music.org/hcms/node/21. Uma questão importante é que a bateria programada deve ser o primeiro instrumento gravado, pois é ela que define a velocidade e as nuâncias da música. Fica muito difícil você gravar os demais instrumentos antes e depos tentar sincronizar uma bateria programada. Bom, o próprio Sonar 8 possui um sistema de bateria eletrônica, inclusive com as notações musicais, porém não possui tantas variedades de sons e controles como o Hydrogen, onde você pode controlar o volume, o pitch, a intensidade e uma serie de outros parâmetros individualmente, conseguindo um resultado muito interessante ao final. Finalmente, até o momento, este programa tem se adaptado a todas as minhas necessidades (ou eu tenho me adaptado às possibilidades do programa). É obvio que ele não possui a mesma intensidade e pegada de uma bateria acústica, porém, tenho conseguido fazer tudo sozinho, sem incomodar os vizinhos e sem nenhum gasto. No começo é um pouco difícil, pois você tem que idealizar toda a linha de bateria da música para depois tocar em cima e é você quem deve tocar de acordo com o que foi programado, pois não é como você tocar um instrumento olhando para o seu baterista que sabe os momentos de variar, aumentar a intensidade e realizar as viradas.

GRAVAÇÃO

MIXAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário